Jonathan Silva, administrador da empresa A. Silva Jonathan Silva, administrador da empresa A. Silva EDVI

Economia, 23 de Março de 2012 

Por Redacção/EDVI

Jovem designer lidera empresa exportadora

O designer de calçado Jonathan Silva, distinguido em 2005 no concurso internacional “Sulle Orme Del Cuoio” (Itália), é o administrador da empresa A. Silva que exporta 98 por cento da sua produção.

O jovem, de 24 anos, nascido em Vigo (Espanha), frequentou o curso no Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado, em S. João da Madeira, tendo a partir dai assumido várias funções naquela empresa de S. Roque (Oliveira de Azeméis), vocacionada para o calçado de senhora.

O prémio teve um papel importante no meu futuro, porque me estimulou e deu força de vontade em saber cada vez mais sobre a indústria de calçado”, afirmou Jonathan Silva.

A “A. Silva”, que se notabilizou com marca Andrea Tokio, tem em desenvolvimento um novo projecto, visando a criação de um produto direccionado para o segmento médio/alto para mercados como a China, Angola, Rússia e Estados Unidos da América.

Actualmente é nesses mercados que temos investido na procura de novos clientes. São países que estão em grande crescimento e o nosso produto tem características que conciliam, moda, qualidade e conforto com a tradição ‘cultural’ desses povos”, frisou o empresário.

A promoção da nova marca está ainda no “segredo dos Deuses”, mas Jonathan Silva revela que será feita de uma forma “original, unindo o têxtil e o calçado”.

Detentora da marca Andrea Tokio, a unidade industrial exporta sobretudo para países europeus, principalmente França.

Empregando 33 pessoas e com uma previsão de facturação para 2012 de cerca de 2,5 milhões de euros, a “A. Silva” tem em fase de expansão o departamento comercial, entretanto autonomizado com a criação da “Jycalcado”.