Victor Brandão: “O hospital é um equipamento que vem dar resposta a uma grave carência em Arouca a nível de saúde” Victor Brandão: “O hospital é um equipamento que vem dar resposta a uma grave carência em Arouca a nível de saúde” Fernando Pinho

Arouca, 6 de Março de 2012 

Por Redacção/EDVI

Gestão do hospital é “modelo a seguir” – Provedor

A “gestão rigorosa e eficaz” levada a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Arouca (SCMA) no hospital devia ser seguida a nível nacional, defendeu o provedor da instituição, Victor Brandão.

Se conseguíssemos implementar este modelo de serviço, com este rigor e controlo, toda a saúde em Portugal levava outro rumo”, afirmou.

O hospital da SCMA – reinaugurado em 2006 após um plano de reestruturação – é hoje “uma das melhores respostas” em termos de saúde no concelho, sublinhou Victor Brandão.

Integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), o equipamento disponibiliza internamento e um sector de clínica com um diversificado pacote de especialidades.

A RNCCI tem ao dispor em Arouca 14 camas (tipologia de longa duração e manutenção) e seis camas (tipologia de média duração e reabilitação).

O hospital é um equipamento que vem dar resposta a uma grave carência em Arouca a nível de saúde”, disse o provedor da SCMA.

O município ganhou com a readaptação da unidade um sector de internamento que não tinha e um conjunto de exames convencionados que facilita a vida a todos”, acrescentou.

A vida da SCMA não se resume à unidade hospitalar criada em 1960. Possui também um Lar de idosos – actualmente com cerca de 120 utentes – um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

A história da SCMA remonta ao ano de 1610, mais precisamente a 05 de Julho, quando foi apresentado em Lisboa o compromisso da Irmandade ou Confraria.

A 30 de Outubro desse mesmo ano, o compromisso recebia o alvará de confirmação por sua Alteza Real. Na data da sua constituição o número de irmãos era de 60.

Desde a sua fundação, a instituição sempre se dedicou à prestação de serviços no âmbito do apoio social, com particular incidência para o cuidado aos idosos.