Oliveira de Azeméis, 30 de Março de 2012 

Por Redacção/EDVI

Associação Figueiredo de Rey promove actividades nos moinhos do Caldeirão

A Associação Figueiredo de Rey, criada no Verão de 2011, associa-se este ano ao Dia dos Moinhos Abertos de Portugal promovendo no fim-de-semana um conjunto de actividades nos moinhos do Caldeirão.

Neste espaço – localizado em Figueiredo de Baixo, freguesia de Pinheiro da Bemposta – é inaugurada no sábado, às 15:30, a exposição fotográfica “Figueiredo: um passado presente”, seguindo-se (17:00) a actuação do quarteto de sopros da Academia de Música de Oliveira de Azeméis. Por volta das 17:30 decorre uma visita guiada aos moinhos, antes do lanche com produtos regionais.

No domingo, o programa arranca às 11:30 com o workshop “Preparar e cozinhar broa de milho”. Às 14:00, inicia a caminhada no Largo S. Luís (em Figueiredo) rumo aos moinhos, onde irão decorrer jogos tradicionais a partir das 15:00. Um piquenique – marcado para as 16:00 – fecha as actividades no Caldeirão.

O Dia dos Moinhos Abertos de Portugal – iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS (Sociedade Internacional de Molinologia) – realiza-se pelo sexto ano consecutivo, enquadrando-se no Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 07 de Abril.