Destaque para o “Estendal Poético Metropolitano”, com poemas seleccionados de 14 municípios da AMP Destaque para o “Estendal Poético Metropolitano”, com poemas seleccionados de 14 municípios da AMP D. R.

Cultura, 21 de Março de 2012 

Por Redacção

Área Metropolitana do Porto assinala Dia Mundial da Poesia

A Área Metropolitana do Porto (AMP) assinala esta quarta-feira, com actividades desenvolvidas pelos vários municípios, o Dia Mundial da Poesia.

Destaque para o “Estendal Poético Metropolitano”, com poemas seleccionados de 14 municípios da AMP. Esta acção consiste na suspensão, em cordas, de poemas ilustrados, em espaços públicos de cada concelho.

Os poemas foram escritos por alunos das bibliotecas escolares ou dos diversos serviços educativos que as bibliotecas municipais realizam durante o corrente mês ou, ainda,  por poetas locais.

Em torno do “Estendal Poético Metropolitano” haverá ainda a “Leitura Simultânea de Poesia”, entre as 11:00 e as 11:30, em todos os 14 municípios da AMP, de forma a criar uma “sintonia poética”.

Locais do “Estendal Poético Metropolitano”

Arouca – em frente aos Paços do Concelho e leitura na Biblioteca Municipal.

Espinho – Jardim interior da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.

Gondomar – Biblioteca Municipal de Gondomar.

Maia – No jardim, junto à Estação do Metro Fórum Maia.

Oliveira de Azeméis – Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e a leitura de poesia na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis.

Porto – Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal  -

pátio exterior do bar.

Póvoa de Varzim – Biblioteca Diana-Bar.

Santo Tirso – Praça Camilo Castelo Branco.

S. João da Madeira – Jardim exterior em frente da Biblioteca Municipal.

Trofa – 2 estendais: Junto à Casa da Cultura e no Largo de N. Sra. das Dores. A leitura poética será: às 10:00, na Casa da Cultura e às 11:00, no Largo de N. Sra. das Dores (em sintonia com a área metropolitana), seguindo-se, às 11:30, largada de balões com poemas, numa actividade chamada “Até onde vai a poesia”.

Vale de Cambra – Biblioteca Municipal – sala infanto-juvenil, onde se realizará uma Mini Tertúlia de poesia infanto-juvenil.

Valongo – Recepção da Biblioteca Municipal de Valongo.

Vila do Conde – no relvado fronteiro ao edifício da Biblioteca Municipal.

Vila Nova de Gaia  – Exterior e átrio interior da Biblioteca Pública Municipal.