A pesquisa é “importante ferramenta para o futuro”, diz o vereador Isidro Figueiredo, da autarquia de Oliveira de Azeméis A pesquisa é “importante ferramenta para o futuro”, diz o vereador Isidro Figueiredo, da autarquia de Oliveira de Azeméis Fernando Pinho

Oliveira de Azeméis, 27 de Fevereiro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Projecto “Gerações Saudáveis” lança inquérito a pais e professores

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” lançou um novo inquérito à comunidade, desta vez dirigido a pais e professores.

A iniciativa – levada a cabo pela Escola EB2/3 Bento Carqueja – dá sequência ao inquérito sobre consumo de álcool, tabaco e drogas efectuado junto de jovens do 9º ano de escolaridade, realizado no passado ano.

O objectivo deste novo estudo é determinar as causas das dependências, criar actividades e soluções preventivas, contribuir para a educação das próximas e das actuais gerações, que são um potencial importantíssimo para os nossos países”, explicou à EDV Informação o vereador Isidro Figueiredo, da autarquia de Oliveira de Azeméis, que tem acompanhado de perto o desenrolar do projecto iniciado em 2010.

Estes dois trabalhos de auscultação são importantes ferramentas para o futuro”, disse.

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” envolve a Câmara Municipal, a Escola EB2/3 Bento Carqueja, o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e as direcções regionais de Educação e Saúde de Kahramanmaras (Turquia).

Tem sido um intercâmbio muito positivo e enriquecedor para todos nós, na medida em que possibilita uma reflexão de um tema actual entre duas realidades distintas: a portuguesa e a turca”, acrescentou Isidro Figueiredo.

Os trabalhos de preparação do projecto trouxeram até Oliveira de Azeméis, em Dezembro de 2010, uma delegação da Turquia composta por 13 elementos ligados aos sectores da educação, saúde e segurança.

Em Junho de 2011 foi a vez de uma comitiva de Oliveira de Azeméis visitar kahramanmaras.

Os turcos voltaram em Novembro a Portugal para nova jornada de trabalho, antes de receber no próximo mês de Abril um grupo oliveirense, naquela que será a ultima mobilidade.

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” – enquadrado nas parcerias Comenius Regio - é uma acção financiada pela Comissão Europeia.

As parcerias Comenius Regio dinamizam a cooperação regional na educação escolar e promovem o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões e municípios na Europa.