Paulo Marcelo: “A obra pretende ser uma compilação do espólio gráfico e fotográfico da Oliva” Paulo Marcelo: “A obra pretende ser uma compilação do espólio gráfico e fotográfico da Oliva” Fernando Pinho

Cultura, 1 de Fevereiro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Memórias da Oliva retratadas num livro

O livro “Oliva – Memórias de uma Marca Portuguesa” constitui “um contributo para preservar as memórias associadas a um dos grandes ícones da história de S. João da Madeira”, afirmou o autor da obra, o designer Paulo Marcelo.

Quando empreendemos a recolha e o estudo da iconografia da Oliva, tivemos como principal objectivo fazer perdurar a memória daquela que foi a maior empresa de S. João da Madeira e, sobretudo, homenagear todos os que por ela passaram”, disse.

Fundada em 31 de Julho de 1925, sob a liderança do empresário António José Pinto de Oliveira, a Oliva acabou por marcar a vida de várias gerações, afirmando-se como um marco na história económica e social do concelho e do País. Aí foram fabricadas, por exemplo, as populares máquinas de costura Oliva.

A obra pretende ser uma compilação do espólio gráfico e fotográfico da empresa, nomeadamente entre as décadas de 1940 a 1970, período áureo da Oliva”, referiu.

O autor sublinhou ainda que o livro dá a conhecer “um dos nomes da área do design gráfico que estava de certa forma esquecido – Alberto Cardoso -, responsável por cerca de 80/90 por cento da produção publicitária da Oliva nesse período e que era algo completamente desconhecido”.

O livro – lançado recentemente no âmbito do projecto “Circuitos pelo património Industrial”, uma iniciativa da autarquia local - é o culminar de uma investigação levada a cabo por Paulo Marcelo, designer natural de S. João da Madeira.

O autor, que nasceu em 1972, é mestre em design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e docente no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA), em Santa Maria da Feira, onde também é responsável pela área do marketing e comunicação.

Desenvolve, desde 2001, projectos na área do design gráfico, «packaging», ilustração, criação de ambientes expositivos, sistemas gráficos e sua aplicação em espaços públicos.

Dos diversos trabalhos desenvolvidos destacam-se: autoria e ilustração do livro “Sebastião e os Músicos do Castelo”, Campo das Letras, 2003; design global do Museu da Chapelaria – S. João da Madeira, 2005; participação na Cowparade Lisboa, 2006; exposição comemorativa do Centésimo Aniversário da Linha do Vale do Vouga, 2008; ciclo de exposições retrospectivas de antigas marcas e empresas portuguesas: Saboaria e Perfumaria Confiança; Limpa Metais Coração; Oliva; Viarco; Pasta Couto; Ach. Brito/Claus, no ISVOUGA, 2007/2010.