Natural de Oliveira de Azeméis, a estilista é coordenadora do curso de Design de Moda da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos Natural de Oliveira de Azeméis, a estilista é coordenadora do curso de Design de Moda da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos mulher.sapo.pt

Oliveira de Azeméis, 14 de Fevereiro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Maria Gambina representa Portugal na Semana da Moda da Ucrânia

Maria Gambina foi a designer escolhida pela Semana da Moda da Ucrânia para representar Portugal, naquele que é o maior evento de moda realizado na Europa de Leste, a decorrer entre 19 e 20 de Março, em Kiev.  

Este ano, 16 designers provenientes das nações qualificadas para o Euro’2012 de futebol foram convidados a representar os seus países enquanto embaixadores da moda, apresentando o seu trabalho num evento que assume uma forte vertente de inovação.

De acordo com fonte da organização, a iniciativa reunirá no Mestecky Arsenal – complexo nacional de arte e cultura bicentenário – milhares de convidados, entre designers de moda, jornalistas, futebolistas, diplomatas e muitas personalidades de renome.

Natural de Oliveira de Azeméis, Maria Gambina é coordenadora do curso de Design de Moda da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos –, tendo realizado recentemente uma exposição retrospectiva dos seus 18 anos de carreira, “As Saias da Maria”, no Espaço Quadra, em Matosinhos.

A sua última colecção, intitulada Otherless (Inverno 2012/13), estará em destaque na Semana da Moda da Ucrânia 2012. É uma colecção urbana, com uma forte influência no hockey, assente numa reversão dos materiais citadinhos e de streetwear e inspirada nos universo artísticos de Hugo Makarov, Escher, Kate Tempest ou Cocteau Twins.