Antigo atleta da Ovarense, Sanjoanense, Esgueira e ARCA, Cassiano (na foto, com o número 10) foi ainda campeão nacional pelo FC Porto Antigo atleta da Ovarense, Sanjoanense, Esgueira e ARCA, Cassiano (na foto, com o número 10) foi ainda campeão nacional pelo FC Porto D. R.

Desporto, 17 de Fevereiro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Antigo basquetebolista Cassiano evocado em Oliveira de Azeméis

O ciclo de tertúlias promovido pelo Instituto de Cultura Ferreira de Castro (ICFC) prossegue este fim-de-semana e é dedicado à evocação do basquetebolista Cassiano, uma figura emblemática da modalidade.

Antigo atleta da Ovarense, Sanjoanense, Esgueira e ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Azeméis), foi ainda campeão nacional pelo Futebol Clube do Porto.

Faleceu, ainda jovem, vítima de um acidente de viação, ocorrido em 1996.

Lena França, antiga oficial de mesa e uma das promotoras da iniciativa, recorda “o professor Cassiano como uma pessoa de quem todos gostavam, simples, educado e um jogador leal com enormes qualidades técnicas”.

Nesta tertúlia, marcada para este sábado, estão já confirmadas as presenças de ex-treinadores e colegas do saudoso jogador, como os professores Mário Barros e António Pinto e os antigos internacionais Rui Pereira (Futebol Clube do Porto) e Orlando Marques (Belenenses).

Para além das muitas presenças já confirmadas temos recebido várias mensagens de antigos alunos, treinadores e jogadores, o que prova o respeito e admiração que o Cassiano tinha”, acrescenta Lena França.

O evento – que inclui um jantar/convívio com início às 20:00 – realiza-se na adega Mota e servirá também para a apresentação do último livro de poesia da escritora Isabel Reis, intitulado “Sonhos e Sorrisos”, lançado a nível nacional na passada sexta-feira.