A autora tem já dois títulos editados, no âmbito do apoio ao envelhecimento activo A autora tem já dois títulos editados, no âmbito do apoio ao envelhecimento activo D. R.

Arouca, 30 de Janeiro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Sónia de Oliveira Lamas lança livro sobre actividades e jogos para idosos

O livro “Actividades e jogos para idosos”, da autoria de Sónia de Oliveira Lamas, surge como “instrumento” para quem trabalha com os mais velhos.

O idoso é, hoje, uma pessoa mais activa e participativa, muito graças às instituições e, sobretudo, aos profissionais que se dedicam ao apoio a este sector da sociedade”, disse a autora, citada pela EDV Informação.

Os centros de dia, lares e universidades seniores têm desempenhado um papel muito relevante, tanto nos cuidados de saúde e na componente social, como ao nível do lazer e da ocupação saudável e enriquecedora dos tempos livres”, explicou, salientando que “é neste contexto que o jogo pode ser útil, melhorando a saúde física e mental do idoso, ocupando-o com actividades que o retiram da solidão e o motivam”.

Sónia Oliveira Lamas sublinhou que este trabalho “pretende ser um instrumento de trabalho para este sector de actividade”.

O livro está dividido em duas partes – a primeira, de actividades diversas para os principais dias e festas solenes do ano; a segunda, composta por um conjunto muito diversificado de jogos adequados aos idosos.

Natural de Fiães, concelho de Santa Maria da Feira, Sónia de Oliveira Lamas é educadora de infância desde 1989, tendo-se formado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget.

Trabalhou em vários jardins-de-infância, no distrito de Aveiro, entre os quais o de Alvarenga, Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda de Arouca Barbeito/Chave, entre outros.

Desenvolveu, também, várias acções de formação para dirigentes associativos e auxiliares de acção educativa. Tem já dois títulos editados, no âmbito do apoio ao envelhecimento activo.

A autora reside actualmente em Arouca.