O cumprimento do voto ao Mártir São Sebastião integrou várias iniciativas O cumprimento do voto ao Mártir São Sebastião integrou várias iniciativas D. R.

Santa Maria da Feira, 30 de Janeiro de 2012 

Por Roberto Carlos Reis com Rose Boaventura (Rio de Janeiro)

Festa das Fogaceiras no Rio de Janeiro

A Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria preparou-se mais uma vez para receber as centenas de pessoas fiéis ao santo padroeiro da Casa e da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (Brasil).

O cumprimento do voto ao Mártir São Sebastião decorreu no passado dia 22 e integrou várias iniciativas: celebração da eucaristia na Igreja dos Capuchinhos, seguida da tradicional procissão até à sede, abrilhantada pela Banda Portugal, do Rio de Janeiro.

Os elementos do Departamento Feminino da Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria estenderam toalhas de linho nas varandas e atiraram pétalas de rosas.

Frei Paulo celebrou a missa, acompanhou a procissão e procedeu à bênção das fogaças e dos fiéis presentes no Salão Nobre da Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria.

Seguiu-se um almoço dançante com o conjunto “Os Navegantes”. A animação continuou com o folclore, marcada com uma apresentação dos grupos da Casa – Grupo Folclórico Almeida Garrett e do Rancho Folclórico Infanto-Juvenil Danças e Cantares das Terras da Feira.

Sucedeu-se a tradicional distribuição de fogaças.

Este ano o encerramento das “Fogaceiras” tiveram uma característica especial, tal como acontecia há séculos em Santa Maria da Feira, ou seja os feirenses recordaram a tradição de beber o vinho na malga, com açúcar e pão, lembrando as “Sopas de Cavalo Cansado”, permitindo assim aos mais velhos matarem a saudade.