Cerca de 300 meninas desfilam pelas ruas da cidade com a Fogaça à cabeça Cerca de 300 meninas desfilam pelas ruas da cidade com a Fogaça à cabeça D. R.

Santa Maria da Feira, 19 de Janeiro de 2012 

Por Redacção

Feira acolhe secular Festa das Fogaceiras

Santa Maria da Feira celebra esta sexta-feira a secular Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade do município.

Mais uma vez, as atenções vão recair sobre as cerca de 300 meninas, oriundas das 31 freguesias do concelho, que vão desfilar no Cortejo Cívico (10:30) e Procissão (15:30), vestidas e calçadas de branco, com a Fogaça à cabeça.

Recuperando uma tradição antiga, este ano algumas das meninas fogaceiras que integram o Cortejo Cívico e a Procissão vão levar à cintura faixas com novas cores, para além do tradicional azul e vermelho, que representam as cores do Município.

A Festa das Fogaceiras teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça.

A Festa das Fogaceiras chegou até aos nossos dias com dois traços essenciais: a realização da Missa Solene, com sermão, precedida da bênção das fogaças, celebrada na Igreja Matriz, e a Procissão, que sai da Igreja Matriz, percorrendo algumas ruas da cidade.

Com a proclamação da República, acrescentou-se um novo ritual: a formação de um Cortejo Cívico, a partir dos Paços do Concelho rumo à Igreja Matriz, antes da Missa Solene.