Em praticamente todos os mercados está a observar-se um crescimento das exportações Em praticamente todos os mercados está a observar-se um crescimento das exportações Manuel Azevedo

Economia, 31 de Janeiro de 2012 

Por Redacção/EDVI

Calçado português em 132 países

A indústria portuguesa exporta actualmente calçado para 132 países espalhados pelos cinco continentes, revelou a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O calçado reforçou o seu estatuto “como produto que mais contribui positivamente para a balança comercial portuguesa, com um saldo positivo superior a 850 milhões de euros no final de 2011”, refere a AICEP, citando dados da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS).

De Janeiro a Setembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, Portugal exportou 1.050 milhões de euros em calçado, valor acima da média da economia portuguesa.

Fora dos limites da União, saltam à vista os números das exportações para a Rússia (mais 72,7 por cento do que no ano anterior), para os EUA (mais 21,8 por cento), para o Japão (mais 28,6 por cento) e para o Canadá (mais 87,6 por cento).

Em praticamente todos os mercados está a observar-se um crescimento das exportações de calçado, com destaque para os países da União Europeia, em especial França (crescimento de 10,8 por cento para 162 milhões de euros), Alemanha (21,4 por cento para 113 milhões de euros) e Holanda, onde o aumento foi o mais elevado (22 por cento para 80 milhões de euros).