O projecto leva o livro a casa de quem está impossibilitado de se deslocar à biblioteca O projecto leva o livro a casa de quem está impossibilitado de se deslocar à biblioteca D. R.

Oliveira de Azeméis, 17 de Janeiro de 2012 

Por Redacção

“Bibliomóvel” volta à estrada

O “Bibliomóvel”, serviço de leitura itinerante, volta a percorrer as 19 freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis.

A calendarização (locais e datas) até Julho de 2012 está disponível no sítio da Internet da autarquia.

O projecto, com recurso a uma carrinha móvel equipada com material bibliográfico e informático, tem como objectivo levar a leitura a zonas rurais e com baixa densidade populacional e ainda a grupos com necessidades especiais e com poucos recursos.

A iniciativa, promovida pela autarquia, pretende ainda combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.

O projecto, que entrou em funcionamento a 16 de Maio do ano passado, leva o livro a casa de quem está impossibilitado de se deslocar à Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC) por razões de mobilidade ou de distância.

O “Bibliomóvel”, apoiado em 75 mil euros pelo ON.2 – O novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013), funciona em articulação com a BMFC através de ações e eventos em zonas periféricas onde não existem infra-estruturas de leitura pública.