O maior número de vitórias (quatro) nesta competição pertence ao mestre FIDE ucraniano Roman Chemerys O maior número de vitórias (quatro) nesta competição pertence ao mestre FIDE ucraniano Roman Chemerys Fernando Pinho

Desporto, 30 de Novembro de 2011 

Por Redacção

Torneio de xadrez mais antigo do País arranca hoje em Cucujães

A 29ª edição do Torneio Aberto de Xadrez da Vila de Cucujães, pontuável para o “ranking” da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), arranca esta quarta-feira no centro cultural local.

A competição é promovida desde 1983 pelo Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), com o apoio da Associação de Xadrez de Aveiro.

Sentimos um grande orgulho por organizarmos a mais antiga e ininterrupta prova do panorama escaquístico de Portugal. Queremos continuar a dinamizar uma modalidade com tradição na nossa freguesia”, disse o presidente do NAC, Joaquim Correia, citado na edição de hoje do Diário de Aveiro.

O êxito das edições anteriores, espelhado na adesão de muitos jogadores, alguns deles mestres, será, por certo, indicativo para o sucesso de mais esta edição”, acrescentou o dirigente, que espera a participação de mais de meia centena de jogadores.

A prova – com sete jornadas – decorre até ao próximo domingo.

Em 2010, a competição teve como vencedor Francisco Castro (Clube dos Galitos), entre 70 jogadores, oriundos de 14 clubes dos distritos de Aveiro, Porto, Braga, Bragança e Faro.

O maior número de vitórias (quatro) nesta competição pertence ao mestre FIDE ucraniano Roman Chemerys, radicado em Portugal há vários anos.

O primeiro vencedor Artur Cardoso – actualmente ao serviço do Grupo Desportivo “Os Leões do Monte” – estará presente nesta edição, que começa esta noite a partir das 20h30.