Atletas da associação que participaram no nacional de tai chi Atletas da associação que participaram no nacional de tai chi D. R.

Desporto, 22 de Novembro de 2011 

Por Alberto Oliveira e Silva

Shaolin reforça capacidade competitiva

A equipa de veteranos da Associação Portuguesa Shaolin-Si arrecadou cinco lugares no pódio, incluindo um título nacional, no recente campeonato nacional de tai chi, uma das artes marciais chinesas que pratica.

Foi muito importante para nós”, sublinhou Augusto Pinto, o director técnico da colectividade de S. João da Madeira, acrescentando que a competição, realizada em Matosinhos, “correu de acordo com as expectativas”.

A atleta Darlene Oliveira sagrou-se campeã nacional na disciplina de tai chi armas – vertente de espada e ainda garantiu o 3º lugar na disciplina de tai chi tradicional – punhos.

Ângela Santos conquistou o 2º lugar em punhos e o 3º em tai chi armas – leque e Vítor Hugo Santos também se classificou em 3º lugar nesta vertente.

Refira-se que a equipa da Shaolin ainda contou com os desempenhos de Fernanda Ribeiro, Carla Trindade e Maria Fernanda Trigo.

O tai chi é uma modalidade que se divide nas disciplinas de punhos e armas, com esta a incluir as vertentes de espada, leque, duplo leque e sabre.

A 3 e 10 de Dezembro, o pavilhão das Travessas vai ser palco para o campeonato nacional de wushu-kung fu.

Entretanto, a instituição procura alargar a sua actividade a outros concelhos do Entre Douro e Vouga (EDV).

Temos núcleos difundidos por várias zonas do EDV”, afirmou Augusto Pinto, concretizando que Ovar e Espinho até já têm núcleos da Shaolin-Si.

E o director técnico adiantou que o município de Oliveira de Azeméis será o próximo objectivo, estando prevista a instalação de núcleos nomeadamente nas freguesias de Cesar e de Fajões.  

Os atletas que estão mais bem preparados vêm treinar para S. João da Madeira”, salientou Pinto. Referiu que o pavilhão das Travessas “é o núcleo central de treino” da colectividade, que conta com mais de uma centena de atletas.