A inauguração do equipamento contou com a presença do patrono do estabelecimento de ensino, Ângelo Azevedo A inauguração do equipamento contou com a presença do patrono do estabelecimento de ensino, Ângelo Azevedo EDVI

Oliveira de Azeméis, 25 de Novembro de 2011 

Por Alberto Oliveira e Silva/Fernando Pinho

Ministro aponta Centro Escolar de S. Roque como “exemplo de poupança e descentralização”

O Centro Escolar Ângelo Azevedo, em S. Roque, é “um exemplo de poupança e descentralização”, classificou hoje o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Ninguém esconde que os tempos são difíceis, mas temos nesta escola um exemplo de como é possível fazer bem com recursos que são escassos”, disse o governante.

Nuno Crato destacou o “empenho” da autarquia e da comunidade educativa, que “estão mais perto e sabem melhor como gerir os recursos” postos à sua disposição.

Dentro da nossa política de descentralização, de dar maior autonomia às escolas, trabalhamos em conjunto com os municípios, com os professores e com as comunidades locais”, acrescentou.

O ministro falava aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração do Centro Escolar Ângelo Azevedo coincidindo com o 10º aniversário da EB2/3 Ângelo Azevedo.

O evento contou com a presença do patrono do estabelecimento de ensino, antigo presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis.

O município mantém a aposta na educação, como vector de modernização e de crescimento, reafirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

Continuamos a investir e, por isso, os investimentos em novos centros escolares rondam os seis milhões de euros”, sublinhou.

O autarca registou a conclusão dos centros escolares do Pinheiro da Bemposta, de Carregosa e agora de S. Roque, anunciando que a curto prazo se iniciarão as obras de construção dos equipamentos de Ul e de Lações, em Oliveira de Azeméis.

Vamos continuar a aproveitar as oportunidades que os fundos comunitários nos proporcionam”, disse Hermínio Loureiro. 

O equipamento – orçado em cerca de 1,1 milhões de euros, verba comparticipada por fundos comunitários – engloba oito salas destinadas ao primeiro ciclo e três ao pré-escolar. Tem uma área de construção de 1.686 metros quadrados.

O Centro Escolar Ângelo Azevedo é frequentado por 166 alunos (36 dos quais frequenta o jardim-de-infância).

No Agrupamento de Escolas Comendador Ângelo Azevedo - que abrange as freguesias de S. Roque e Nogueira do Cravo – encontram-se inscritos 825 alunos, do ensino pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade.

O município de Oliveira de Azeméis conta com um total de 8.502 alunos, distribuídos por sete agrupamentos de escolas e dois estabelecimentos de ensino secundário.