
Oliveira de Azeméis, 25 de Novembro de 2011
Por Alberto Oliveira e Silva/Fernando Pinho
Ministro aponta Centro Escolar de S. Roque como “exemplo de poupança e descentralização”
O Centro Escolar Ângelo Azevedo, em S. Roque, é “um exemplo de poupança e descentralização”, classificou hoje o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
“Ninguém esconde que os tempos são difíceis, mas temos nesta escola um exemplo de como é possível fazer bem com recursos que são escassos”, disse o governante.
Nuno Crato destacou o “empenho” da autarquia e da comunidade educativa, que “estão mais perto e sabem melhor como gerir os recursos” postos à sua disposição.
“Dentro da nossa política de descentralização, de dar maior autonomia às escolas, trabalhamos em conjunto com os municípios, com os professores e com as comunidades locais”, acrescentou.
O ministro falava aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração do Centro Escolar Ângelo Azevedo coincidindo com o 10º aniversário da EB2/3 Ângelo Azevedo.
O evento contou com a presença do patrono do estabelecimento de ensino, antigo presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis.
O município mantém a aposta na educação, como vector de modernização e de crescimento, reafirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.
“Continuamos a investir e, por isso, os investimentos em novos centros escolares rondam os seis milhões de euros”, sublinhou.
O autarca registou a conclusão dos centros escolares do Pinheiro da Bemposta, de Carregosa e agora de S. Roque, anunciando que a curto prazo se iniciarão as obras de construção dos equipamentos de Ul e de Lações, em Oliveira de Azeméis.
“Vamos continuar a aproveitar as oportunidades que os fundos comunitários nos proporcionam”, disse Hermínio Loureiro.
O equipamento – orçado em cerca de 1,1 milhões de euros, verba comparticipada por fundos comunitários – engloba oito salas destinadas ao primeiro ciclo e três ao pré-escolar. Tem uma área de construção de 1.686 metros quadrados.
O Centro Escolar Ângelo Azevedo é frequentado por 166 alunos (36 dos quais frequenta o jardim-de-infância).
No Agrupamento de Escolas Comendador Ângelo Azevedo - que abrange as freguesias de S. Roque e Nogueira do Cravo – encontram-se inscritos 825 alunos, do ensino pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade.
O município de Oliveira de Azeméis conta com um total de 8.502 alunos, distribuídos por sete agrupamentos de escolas e dois estabelecimentos de ensino secundário.