A Associação Humanitária dos Bombeiros da Feira foi fundada em 1921 A Associação Humanitária dos Bombeiros da Feira foi fundada em 1921 D. R.

Santa Maria da Feira, 23 de Novembro de 2011 

Por Redacção/EDVI

Livro assinala 90 anos dos bombeiros

A Associação Humanitária dos Bombeiros da Feira, a celebrar os seus 90 anos, lança no próximo sábado um livro que retrata a história da instituição fundada em 1921.

O livro “90 anos em Missão” resulta da compilação histórica de Roberto Carlos Reis, baseada nos artigos de M. Brandão, publicados no jornal “Correio da Feira” entre 1976 e 1977, na obra cronológica de Sérgio Pinho editada em 1997, em notas soltas recolhidas por Luís Filipe Higino, com a colaboração de Augusto Campos Pais.

O trabalho reúne diversos documentos, entre actas municipais, recortes de jornais, fotografias, testemunhos e outros documentos, que contam a história dos ‘soldados da paz’ no concelho santamariano”, disse o historiador Roberto Carlos Reis.

O livro descreve os acontecimentos que marcaram o crescimento de uma instituição que é, hoje em dia, uma referência do concelho e do distrito de Aveiro”, afirmou, salientando que a obra “faz história e é histórica”.

“90 anos em Missão” é coordenado por Roberto Carlos Reis (professor convidado na Universidad Rey Juan Carlos, Madrid), Luís Filipe Higino (técnico oficial de contas e investigador da história Local) e Augusto Campos Pais “Estinha” (bombeiro/chefe).

A cerimónia de apresentação – marcada para a Biblioteca Municipal de Santa Maria, este sábado, a partir das 10:30 – inclui a actuação do Orfeão da Feira, seguindo-se a entrega do título de sócio benemérito a Manuel Santos Cavaco e do crachá de ouro a Alcides Branco.