O convento de Arouca recebe até domingo a reunião magna O convento de Arouca recebe até domingo a reunião magna EDVI

Arouca, 9 de Novembro de 2011 

Por Redacção/EDVI

Congresso Internacional de Geoturismo arranca esta quarta-feira

O Congresso Internacional de Geoturismo, que arranca esta quarta-feira, marca “de forma muito positiva” o trabalho desenvolvido no concelho ao nível deste segmento turístico, defendeu o presidente da autarquia, José Artur Neves.

O congresso vem dar pública visibilidade ao Arouca Geopark e à Associação Geoparque Arouca, entidade que tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento do turismo activo e científico no concelho”, disse à EDV Informação o autarca.

Durante cinco dias, especialistas internacionais nesta “área emergente do turismo”, que alia a vertente turística à envolvente paisagística/natural e científica, debatem o tema e “estimulam o conhecimento da geodiversidade, da geoconservação e do desenvolvimento de novas sinergias, para o desenvolvimento de novos destinos turísticos e de novos produtos associados ao geoturismo”.

Jonathan B. Tourtellot (editor sénior da National Geographic) e Nicholas Zouros (presidente da Rede Europeia de Geoparques) são dois dos oradores principais da conferência.

Dada a qualidade dos oradores – de reconhecido mérito internacional -, estamos certos de que este congresso será um grande acontecimento não só para o concelho, mas também para a região Norte e para o País”, sublinhou José Artur Neves.

No próximo ano iremos realizar entre nós a reunião magna da rede europeia de geoparques e, por isso, esta iniciativa é uma espécie de ensaio geral para esse evento”, acrescentou.

Discutir e clarificar a abrangência do conceito de geoturismo, sensibilizar as entidades locais, nacionais e internacionais para a importância de destinos e produtos turísticos que promovam a sustentabilidade, partilhar boas práticas e experiências, são alguns dos objectivos do congresso, a decorrer no convento local até domingo.