A edição 2011 do Dia Bandeiras Verdes registou a inscrição de 1.515 escolas, das quais 80 por cento foram distinguidas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa A edição 2011 do Dia Bandeiras Verdes registou a inscrição de 1.515 escolas, das quais 80 por cento foram distinguidas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa D. R.

Oliveira de Azeméis, 10 de Outubro de 2011 

Por Redacção

Programa eco-escolas premiou 1.200 escolas em Oliveira de Azeméis

Mais de cinco mil alunos de todo o País festejaram na passada sexta-feira, em Oliveira de Azeméis, o “Dia Bandeiras Verdes 2011”, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

É bom distinguirmos quem se destacou porque é uma forma de estimularmos os outros”, disse o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro.

O município tem vindo a estudar as melhores práticas ambientais e a trabalhar nos últimos anos com a comunidade escolar para a alteração de hábitos”, observou o autarca, alertando para a importância das parcerias porque “ninguém sozinho consegue melhorar os níveis de sustentabilidade”.

Durante três horas o pavilhão Dr. Salvador Machado transformou-se numa “mancha verde” com a entrega de 1.209 bandeiras às escolas que mais se distinguiram, no último ano lectivo, no seu desempenho ambiental e na sensibilização da comunidade para a adopção de comportamentos sustentáveis.

Segundo o presidente da ABAE, José Archer, o programa Eco-Escolas tem contribuído para uma nova consciência ambiental e para a mudança de comportamentos desde que foi implementado em 1996.

Ao fim de 15 anos conseguimos criar uma nova geração, mais consciente, mais participativa e com mais responsabilidade”, afirmou o dirigente.