José Bastos: “Trata-se de uma conferência de grande interesse para os municípios” José Bastos: “Trata-se de uma conferência de grande interesse para os municípios” EDVI

Cultura, 20 de Outubro de 2011 

Por Redacção/EDVI

Património imaterial e memória em debate durante dois dias

O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Bastos, abriu hoje o seminário “Património Imaterial e Memória”, uma iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP), que lança até sexta-feira o debate e reflexão em torno das políticas culturais.

Somos o concelho mais a Sul da AMP, mas no último mês já realizamos entre nós duas actividades à escala metropolitana. Mostra, sem dúvida, que a direcção da AMP está atenta ao trabalho desenvolvido nos concelhos periféricos, dando-lhes também uma oportunidade de se afirmarem”, disse o autarca, em declarações à EDV Informação.

O seminário organizado pela AMP decorre no Centro Cultural de Vale de Cambra, reunindo autarcas, responsáveis de museus, bibliotecários, professores, estudantes e outros interessados na temática.

Trata-se de uma conferência de grande interesse para os municípios. De resto, as questões relacionadas com o património imaterial e memória são para a autarquia de Vale de Cambra uma prioridade”, afirmou José Bastos, acrescentando que “dentro em breve será inaugurado o arquivo municipal, uma lacuna sentida há muito no concelho e que reflecte esta lógica de actuação”.

De acordo com nota da AMP, esta iniciativa – que acontece no âmbito do funcionamento do conselho metropolitano de vereadores da Cultura – “reflecte a consciência da importância da salvaguarda dos diversos domínios do património cultural imaterial”.

Constitui ainda “um dos resultados da ‘Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial’ da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que Portugal ratificou em 2008”.

O encerramento dos trabalhos – esta sexta-feira por volta das 12:30 – conta com a presença do presidente da Comissão Executiva Metropolitana do Porto, Lino Ferreira.