Hermínio Loureiro: “A sociedade só se lembre dos atletas paralímpicos em momentos de vitória” Hermínio Loureiro: “A sociedade só se lembre dos atletas paralímpicos em momentos de vitória” D. R.

Desporto, 31 de Outubro de 2011 

Por Redacção

Inclusão pelo desporto em debate

Quando se fala em inclusão deve-se olhar para o desporto porque é ele que proporciona uma inclusão mais completa”, defende o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, considerando ser necessário “fazer mais” nesse sector.

É esse trabalho que temos realizado e não fazemos mais do que a nossa missão que é promover boas práticas desportivas”, diz.

O autarca lembra o orgulho dos portugueses quando vêem “os atletas paralímpicos chegar ao aeroporto carregados de medalhas”, mas lamenta que “a sociedade só se lembre deles nesses momentos”.

O testemunho de Hermínio Loureiro foi deixado no último sábado no encontro “Inclusão pelo desporto”, uma iniciativa inserida nas políticas de integração social da autarquia que levou até ao pavilhão municipal técnicos ligados à problemática do desporto para pessoas com deficiência.

Durante os trabalhos, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, considerou “muito importante” a disponibilidade e a colaboração das autarquias na reflexão e na promoção do desporto adaptado.

Há um enorme trabalho para fazer com o envolvimento de todos, sendo fundamental, nesta tarefa, a abertura dos municípios para reflectir sobre esta temática em conjunto com as entidades desportivas”, disse Humberto Santos, elogiando a receptividade do município para as questões da integração da pessoa com deficiência.