Em Dezembro do passado ano, 13 elementos ligados aos sectores da educação, saúde e segurança de Kahramanmaras (Turquia) visitaram o concelho Em Dezembro do passado ano, 13 elementos ligados aos sectores da educação, saúde e segurança de Kahramanmaras (Turquia) visitaram o concelho Arquivo EDVI

Oliveira de Azeméis, 7 de Outubro de 2011 

Por Redacção/EDVI

Delegação turca volta a Oliveira de Azeméis

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” – enquadrado nas parcerias Comenius Regio – volta a trazer a Oliveira de Azeméis, entre 10 e 14 de Outubro, uma delegação oriunda da província turca de Kahramanmaras.

Vamos continuar a reflectir sobre dependências, forma de as prevenir e combater, com vista à promoção de estilos de vida saudáveis”, disse à EDV Informação o vereador Isidro Figueiredo, da Câmara de Oliveira de Azeméis, sublinhando que “os primeiros resultados deste intercâmbio estão a ultrapassar as expectativas”.

A autarquia coordena em Portugal o programa de actividades que além das várias sessões de trabalho previstas, inclui um conjunto de visitas temáticas.

Estamos envolvidos neste projecto com o objectivo de se conhecer melhor as realidades de cada um dos parceiros que pretendem encontrar soluções para o combate às dependências, em particular no meio escolar, tendo em vista a promoção de hábitos de vida saudável. Para além disso, é importante – e o próprio projecto de parcerias Comenius Regio a isso obriga – efectuar-se o número de mobilidades contratualizadas no momento da candidatura, para que representantes de cada uma das entidades de cada um dos países, possa conhecer melhor as suas realidades, das regiões e dos países envolvidos”, acrescentou Isidro Figueiredo.

A Câmara de Oliveira de Azeméis, a Escola EB2/3 Bento Carqueja, o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e as direcções regionais de Educação e Saúde de Kahramanmaras são as instituições envolvidas no intercâmbio a desenvolver até Julho de 2012.

Os trabalhos de preparação do projecto trouxeram até Oliveira de Azeméis, em Dezembro de 2010, uma delegação da Turquia composta por 13 elementos ligados aos sectores da educação, saúde e segurança.

Em Junho deste ano foi a vez de uma delegação de Oliveira de Azeméis visitar kahramanmaras.

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” – enquadrado nas parcerias Comenius Regio – é uma acção financiada pela Comissão Europeia.

As parcerias Comenius Regio dinamizam a cooperação regional na educação escolar e promovem o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões e municípios na Europa.