Cultura, 24 de Outubro de 2011 

Por Redacção

Antologia intercontinental de contos de ficção científica no Fantasporto 2012

O Fantasporto promoveu um concurso internacional de contos de ficção científica relacionado a chamada do evento deste ano, que é “O Futuro Agora, Agora o Futuro”, em consonância com a comemoração oficial dos 30 anos do filme clássico “Blade Runner”, de Ridley Scott.

O concurso teve coordenação de Rogério Ribeiro e concorreram mais de 100 trabalhos, vindos de quatro países. Desses contos foi realizada uma selecção, onde os melhores textos serão publicados na “Antologia de Contos de Ficção Científica do Fantasporto 2012”, em conjunto com autores convidados.

Esta edição comemorativa do festival será publicada simultaneamente em Portugal, pela 1001 Mundos (Editora ASA), uma das mais conhecidas chancelas de literatura especulativa de Portugal, e no Brasil, pela Tarja Editorial, a maior editora de literatura fantástica do país.

A antologia está sendo coordenada por Rogério Ribeiro, ex-editor da revista Bang! e organizador da convenção Fórum Fantástico e das palestras Conversas Imaginárias.

A edição portuguesa está sob os cuidados de Pedro Reisinho, editor da 1001 Mundos. A edição brasileira está sob os cuidados de Richard Diegues, editor da Tarja Editorial e autor de diversos romances, incluindo o renomado livro de FC, “Cyber Brasiliana”, além de participações em dezenas de antologias de contos e coletâneas de novelas.