O equipamento está localizado numa margem da ribeira de Gestal, afluente do Rio Uíma O equipamento está localizado numa margem da ribeira de Gestal, afluente do Rio Uíma D. R.

Santa Maria da Feira, 27 de Setembro de 2011 

Por Redacção

ETAR de Canedo já funciona

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Canedo – que vai servir parte das freguesias de Canedo e Vila Maior – entrou esta semana em funcionamento, anunciou a autarquia.

Mais uma etapa se ultrapassa na resolução do problema do saneamento básico no concelho de Santa Maria da Feira”, disse o vereador das Obras Municipais, Protecção Civil e Ambiente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, durante a visita que marcou o início do funcionamento do equipamento.

Espero agora que até ao final do ano arranque também a ETAR do Inha, concluindo-se assim todos os trabalhos das bacias do Douro”, sublinhou, acrescentando ainda que “com este novo equipamento e com a ETAR do Inha, mais de 60 por cento da população fica servida de saneamento”.

A ETAR de Canedo vai permitir o tratamento do efluente correspondente à bacia de drenagem do subsistema de Uíma Jusante, abrangendo parte das freguesias de Canedo e Vila Maior.

Está dimensionada para uma população de 3.128 habitantes/equivalentes, correspondente a um caudal de 361,00 m3 /dia no arranque, podendo ir até aos 481,44 m3/dia.