A primeira etapa da competição de 2010 terminou na cidade de La Salette A primeira etapa da competição de 2010 terminou na cidade de La Salette Manuel Correia

Desporto, 13 de Julho de 2011 

Por Redacção/EDVI

Segunda etapa da Volta a Portugal arranca em Oliveira de Azeméis – vídeo

A segunda etapa da 73ª Volta a Portugal em bicicleta, a disputar dia 06 de Agosto, liga Oliveira de Azeméis ao Alto da Senhora da Assunção, em Santo Tirso, na distância de 184,4 quilómetros.

A tirada, com partida na cidade de La Salette, é o primeiro desafio para o pelotão, que terá de enfrentar seis “montanhas”, sendo a última de segunda categoria, coincidente com a meta (6,3 quilómetros, a 6,2 por cento de inclinação média).

A competição, apresentada esta terça-feira em Lisboa, arranca este ano em Fafe, com um prólogo a 04 de Agosto.

A Volta a Portugal - num total de 1.626,8 quilómetros divididos por 10 etapas e um prólogo – termina entre o Rossio e o Marquês de Pombal (Lisboa), 11 dias depois, contabilizando cinco metas instaladas em altitude e um total de 24 contagens de montanha: uma de categoria especial, duas de primeira, duas de segunda, 12 de terceira e sete de quarta categoria.

A 73ª edição da Volta a Portugal em bicicleta – a disputar entre 04 e 15 de Agosto – é uma organização da João Lagos Sports/PAD, tendo o antigo campeão, Joaquim Gomes, como director de prova.

Quem não conseguir recuperar diariamente e estar a 100 por cento não vai ganhar esta Volta. Esse corredor terá obviamente de ter por trás de si uma grande equipa, uma grande formação, com grande honestidade e espírito, e um director desportivo que consiga conciliar os interesses pessoais de cada um dos corredores”, disse Joaquim Gomes, na análise ao percurso.

O ucraniano Oleg Chuzhda conquistou a primeira etapa em linha da Volta a Portugal’2010 com chegada a Oliveira de Azeméis.