A competição é promovida pela Escola de Ciclismo Bruno Neves, em parceria com a empresa municipal de desporto GEDAZ A competição é promovida pela Escola de Ciclismo Bruno Neves, em parceria com a empresa municipal de desporto GEDAZ D. R.

Desporto, 18 de Julho de 2011 

Por Redacção/EDVI

Prova de BTT pontuável para os Jogos Olímpicos em Oliveira de Azeméis

A modalidade de cross-country (XCO), a disciplina olímpica de bicicleta todo-o-terreno, vai ter em Oliveira de Azeméis uma prova integrada no calendário da União Ciclista Internacional (UCI).

A “XCO CUP – Oliveira de Azeméis”, a decorrer nos próximos dias 23 e 24, é pontuável para os Jogos Olímpicos de 2012, a realizar em Londres (Inglaterra).

Continuamos a apostar na organização de eventos desportivos com relevante dimensão e este é mais um exemplo”, afirmou à EDV Informação o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

Esta prova, a disputar junto à piscina municipal, será uma importante etapa da afirmação desportiva do concelho de Oliveira de Azeméis, cada vez mais procurado para organizar eventos de grande dimensão nas mais variadas modalidades”, disse.

A XCO CUP vem ao encontro daquilo que é a nossa estratégia, dinamizando o turismo, a restauração e o comércio local, porque atrai muitas pessoas ao município”, acrescentou Hermínio Loureiro.

A competição – aberta a atletas nacionais e estrangeiros – é promovida pela Escola de Ciclismo Bruno Neves, em parceria com a empresa municipal de desporto GEDAZ.

Oliveira de Azeméis será mais uma vez palco de grandes emoções, com a presença de muitos e grandes atletas”, frisou o presidente do Conselho de Administração da GEDAZ, Pedro Marques, sublinhando que “o BTT é uma modalidade desportiva com forte expansão em Portugal, fruto da sua espectacularidade e competitividade”.

O primeiro dia da competição (sábado) está reservado a treinos. No dia seguinte, a primeira corrida inicia-se às 10:00 (cadetes, veteranos, juniores, elites e sub-23 feminino), enquanto a segunda disputa-se da parte de tarde (14:00), com os juniores, sub-23 e elites a entrarem em prova.

A “XCO CUP – Oliveira de Azeméis” premiará monetariamente os melhores classificados, estando garantidas pelos promotores todas as condições impostas pelos organismos que regem a organização deste tipo de provas.

Desporto de endurance caracterizado pela evidência da força e da técnica, o XCO é uma disciplina olímpica desde 1996.