A delegação de Oliveira de Azeméis que parte quarta-feira para a Turquia é chefiada pelo vereador Isidro Figueiredo A delegação de Oliveira de Azeméis que parte quarta-feira para a Turquia é chefiada pelo vereador Isidro Figueiredo EDVI

Oliveira de Azeméis, 13 de Junho de 2011 

Por Redacção/EDVI

Delegação de Oliveira de Azeméis visita Kahramanmaras

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” – enquadrado nas parcerias Comenius Regio – prossegue esta semana com uma jornada de trabalho na província turca de Kahramanmaras.

Na quarta-feira, uma delegação de Oliveira de Azeméis – chefiada pelo vereador Isidro Figueiredo – parte para a Turquia, cumprindo um intenso programa de actividades que se prolonga até ao próximo domingo.

O estabelecimento de um compromisso de luta contra as dependências e a promoção de estilos de vida saudáveis junto dos mais jovens é o desígnio deste projecto, cujos resultados concretos irão permitir no futuro um melhor conhecimento da nossa realidade nesta matéria”, disse Isidro Figueiredo, em declarações à EDV Informação.

Durante o encontro em Kahramanmaras serão analisados os primeiros dados obtidos a partir dos inquéritos realizados nos dois países sobre dependências de substâncias aditivas nas escolas.

A pesquisa em Oliveira de Azeméis permitirá dissecar sobre o consumo de álcool, drogas e tabaco entre alunos do nono ano de escolaridade e dos cursos de Educação e Formação (CEF de Tipo 2).

Logo que o trabalho esteja concluído, teremos aqui uma importante ferramenta que irá ajudar os diferentes agentes no combate a esta problemática, actual e preocupante em todo o País”, acrescentou o autarca.

A Câmara de Oliveira de Azeméis, a Escola EB2/3 Bento Carqueja, o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e as direcções regionais de Educação Segurança e Saúde de Kahramanmaras são as instituições envolvidas no intercâmbio.

Ainda este ano uma delegação de Kahramanmaras volta a Oliveira de Azeméis para mais uma jornada de trabalho.

O projecto de cooperação transnacional “Gerações Saudáveis” – enquadrado nas parcerias Comenius Regio – é uma acção financiada pela Comissão Europeia.

As parcerias Comenius Regio dinamizam a cooperação regional na educação escolar e promovem o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões e municípios na Europa.