As Jornadas para o Voluntariado arrancam este sábado As Jornadas para o Voluntariado arrancam este sábado D. R.

Oliveira de Azeméis, 11 de Maio de 2011 

Por Redacção/EDVI

Trabalho voluntário motiva jornadas em Carregosa

O trabalho voluntário é o mote para uma semana de actividades em Carregosa (Oliveira de Azeméis), onde os diferentes agentes mostram o que fazem à procura de novos seguidores.

As Jornadas para o Voluntariado, a decorrer entre 14 e 22 de Maio, englobam conferências, convívio, cinema, formações e uma acção de limpeza florestal.  

Com todo o momento crítico que o mundo em geral – e Portugal em particular – está a atravessar, incutir um real espírito de atitude voluntária nos cidadãos pode ser um bom arranque para a sustentabilidade que todos tanto ambicionam”, disse à EDV Informação José Augusto Santos, da comissão organizadora.

A ideia é mostrar as diferentes ofertas de voluntariado, dando relevância à partilha de experiências quer de pessoas quer de instituições.

O voluntariado está na base dos mais elementares valores cristãos: estar ao serviço com o único intuito de servir, de melhorar a vida de alguém sem pretensões de obter proveito próprio”, afirmou.

Pretendendo assinalar o Ano Europeu do Voluntariado, as jornadas de Carregosa são organizadas pela União Recreativa “Os Amigos da Terra”, em colaboração com a Câmara Municipal e Comissão Social da freguesia, contando ainda com o apoio do Instituto Português da Juventude, junta local e da Federação das Associações Juvenis do distrito de Aveiro.

A União Recreativa ‘Os Amigos da Terra’ é uma associação juvenil dinamizadora de práticas de voluntariado e, em todas as suas iniciativas, mobiliza um grande número de participantes. Por isso, esperamos grande adesão a estas jornadas”, acrescentou José Augusto Santos.

Sob o slogan “Sê voluntário! Faz a diferença”, o Ano Europeu do Voluntariado foi declarado a 22 de Janeiro de 2010 pela Comissão Europeia.

Foram definidos quatro objectivos principais a desenvolver ao longo de 2011: criar um ambiente propício ao voluntariado, dar meios aos organizadores de actividades de voluntariado, reconhecer as actividades de voluntariado e sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado.