
Oliveira de Azeméis, 2 de Maio de 2011
Por Redacção
Pão de Ul, rojões e papas de S. Miguel no menu do fim-de-semana gastronómico
A iniciativa – da responsabilidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, à qual se associa a autarquia pela segunda vez – pretende realçar a riqueza gastronómica do concelho como produto turístico e de excelência.
Perdem-se no tempo as três iguarias que 13 restaurantes vão servir aos visitantes e que fazem parte da tradição, cultura e sabor ancestral do município de Oliveira de Azeméis.
O fim-de-semana (13 e 14 de Maio) será aproveitado para promover o que de bom se faz no concelho, numa política de valorização dos recursos que o executivo municipal vem seguindo.
“Este evento é mais um excelente factor de promoção de valorização territorial do município”, disse o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.
“Oliveira de Azeméis tem uma cultura gastronómica forte e, por essa razão, esta iniciativa deve ser aproveitada para a promovermos e, ao mesmo tempo, criarmos outros pólos de atracção para que as pessoas nos visitem com mais frequência”, acrescentou.
Nada melhor do que oferecer aos clientes o famoso pão de Ul. Não menos importantes são as papas de S. Miguel e os rojões, prato tradicional confeccionado na região Norte mas que em Oliveira de Azeméis diferencia-se por ser cozinhada numa marinhada de vinho branco e banha com água à mistura, sendo servido com batata alourada, legumes e chouriça de sangue cozida.
Nos doces, o visitante pode escolher entre o creme queimado, a aletria, formigos e as rabanadas de leite ou vinho.