A maior parte do trajecto, com cerca de 38 quilómetros, será cumprida no concelho de Santa Maria da Feira A maior parte do trajecto, com cerca de 38 quilómetros, será cumprida no concelho de Santa Maria da Feira D. R.

Desporto, 19 de Abril de 2011 

Por Redacção/EDVI

Prova pioneira de orientação em BTT disputa-se dia 25 de Abril em Milheirós de Poiares – vídeo

Depois do retorno positivo que tivemos da parte dos concorrentes nas três primeiras edições, vamos manter as características da prova de orientação ‘road-book’ e, mais uma vez, ter uma grande parte do percurso em trilhos novos”, disse à EDV Informação o director da prova, António Oliveira.

A maior parte do trajecto, com cerca de 38 quilómetros, será cumprida no concelho de Santa Maria da Feira, mas o “road-book” – apenas divulgado no dia da prova – inclui ainda curtas passagens pelos concelhos de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis.

Este ano teremos uma prova com acumulado idêntico ao de anos anteriores, mas não havendo subidas nem descidas particularmente difíceis. Vamos ter um sobe e desce constante nos trilhos sempre bonitos e desafiantes desta região”, explicou António Oliveira.

A organização – a cargo do Grupo Desportivo Milheiroense, através do Milheiroense BTT - espera 150 participantes de vários pontos do País.

Cerca de 50 por cento dos participantes disputam a prova desde a sua primeira edição, num sinal inequívoco de que gostam dos trilhos e dos pormenores organizativos. Por isso, queremos continuar com o sucesso obtido”, afirmou.

A freguesia de Milheiros de Poiares acolheu esta variante da orientação em 2008 e, a partir daí, tem sido “o palco de uma jornada desportiva agradável, com muita animação”.

A ideia nasceu na sequência de uma prova em que participámos em Ovar. Achámos engraçado e metemos mãos à obra. Ano após ano vão-se corrigindo falhas no sentido de melhorarmos o evento, assente num formato já seguido por outros organizadores, provando que estamos no bom caminho”, acrescentou o director da prova.

O “BTT Orientação Trilhos da Feira” é uma das nove provas da modalidade integradas no calendário anual concelhio de eventos desportivos.