Oliveira de Azeméis, 6 de Abril de 2011 

Por Redacção

Fim-de-semana no parque dos moinhos

O programa comemorativo do Dia Nacional dos Moinhos Abertos – a assinalar esta quinta-feira – inclui actividade até ao próximo domingo no Parque Temático Molinológico, na freguesia de Ul.

Esta quinta-feira o programa – dinamizado pela Câmara de Oliveira de Azeméis - é destinado à comunidade escolar incluindo visitas aos moinhos e ao museu do moinho e do pão.

No fim-de-semana o parque é aberto a todo o público que poderá assistir, no sábado, à projecção de filmes sobre a vida dos moleiros e das padeiras, visitar os moinhos e ver a moagem de cereais.

No domingo, as actividades englobam uma mostra de artesanato e visitas ao museu, moinhos e padaria. Em todos os dias é possível o público adquirir pão de Ul.

O Dia Nacional dos Moinhos Abertos, que se assinala em todo o território nacional, pretende realçar o valor patrimonial dos moinhos tradicionais como elementos integrantes da paisagem, potenciadores de projectos de carácter educativo, de promoção turística e do património cultural.

De acordo com a organização, 137 unidades e 68 núcleos moageiros de 45 municípios, incluindo Oliveira de Azeméis, estarão este ano abertos ao público.