Scott Parazynski, de 50 anos, realizou a primeira das suas cinco viagens ao Espaço em Novembro de 1994 Scott Parazynski, de 50 anos, realizou a primeira das suas cinco viagens ao Espaço em Novembro de 1994 D. R.

Região, 11 de Março de 2011 

Por Redacção

Astronauta histórico da NASA na Universidade do Porto

O norte-americano Scott Parazynski, um dos mais experientes e reputados astronautas da história da NASA, vai estar na próxima terça-feira na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde dará uma palestra sobre “Viagens no Espaço”.

Seleccionado para a NASA em Março de 1992, Scott Parazynski, de 50 anos, realizou a primeira das suas cinco viagens ao Espaço em Novembro de 1994, na nave Atlantis. Na última, efectuada em Outubro de 2007, o astronauta viajou a bordo da Discovery com o objectivo de consertar um conjunto de painéis solares danificados na Estação Espacial Internacional (ISS).

Naquela que é considerada uma das mais perigosas missões espaciais alguma vez realizadas, Parazynski teve que cumprir quatro “passeios” pelo Espaço (spacewalks), tornando-se apenas o segundo astronauta da NASA a fazê-lo numa só missão.

Ao longo de quinze anos, Scott Parazynski acumulou 1.019 horas no Espaço (equivalente a seis semanas) e um total de vinte horas em actividades extra-veiculares. Em 1998 e 1999 foi distinguido pelo governo norte-americano pelos serviços excepcionais prestados à NASA. Já em 2009, tornou-se no primeiro ser humano que esteve no Espaço a conseguir escalar até ao topo do Monte Evereste.

Todas estas experiências serão então partilhadas pelo astronauta e médico norte-americano numa palestra com início marcado para as 11:00, no Anfiteatro 1 do Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências. A entrada é livre, mas sujeita ao número de lugares da sala.