O Porto de Leixões é a maior infra-estrutura portuária do Norte de Portugal O Porto de Leixões é a maior infra-estrutura portuária do Norte de Portugal D. R.

Economia, 21 de Fevereiro de 2011 

Por Redacção

Porto de Leixões quebra recorde de movimentação de mercadorias em Janeiro

O Porto de Leixões teve em Janeiro de 2011 um dos melhores meses da sua história, batendo o recorde de movimentação em vários segmentos de mercadorias de acordo com fonte da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

Mais de 1,4 milhões de toneladas de mercadoria passaram por Leixões no primeiro mês deste ano, 320 mil toneladas mais (29 por cento) do que em Janeiro de 2010.

Este crescimento do volume de mercadoria movimentada foi essencialmente alicerçado no aumento de 60 por cento da mercadoria exportada a partir de Leixões.

No que diz respeito ao tipo de mercadoria movimentada, o melhor mês de Janeiro da história do Porto de Leixões ficou a dever-se especialmente ao aumento do volume de granéis sólidos (milho, trigo, cimento, aparas de madeira, entre outros) movimentados, que quadruplicou.

Também a carga contentorizada beneficiou de um crescimento de 23 por cento em relação a Janeiro do ano passado, tendo chegado perto das 450 mil toneladas.