Câmara de S. João da Madeira aprovou projecto e abertura de concurso da “Oliva Creative Factory” Câmara de S. João da Madeira aprovou projecto e abertura de concurso da “Oliva Creative Factory” D. R.

Cultura, 23 de Fevereiro de 2011 

Por Redacção

Antiga Oliva vai renascer como “fábrica criativa”

A Câmara Municipal de S. João da Madeira aprovou por unanimidade o projecto da “Oliva Creative Factory” e abertura do concurso público para a realização da obra, com um preço base de 5,7 milhões de euros.

Nesta empreitada está em causa uma área de construção de 14.000 metros quadrados, englobando a recuperação e beneficiação dos dois edifícios das antigas Oficinas de Fabricos Gerais do complexo industrial da Oliva, que se encontravam desactivadas há cerca de 10 anos e que o município adquiriu.

A obra deverá ter o seu início no Verão, sendo o prazo de execução de 540 dias. Esses dois edifícios vão ter diversas valências, designadamente um centro de indústrias criativas, um núcleo de arte contemporânea, espaços para formação em artes e ofícios e para residência artística.

O projecto “Oliva Creative Factory” é financiada pelo Programa Operacional da Região Norte, ascendendo o investimento elegível a 9,4 milhões de euros, verba que, além da empreitada que agora vai para concurso público, contempla ainda a aquisição dos dois edifícios em causa e do equipamento necessário.