A UPIN está sob a tutela do pelouro para a I&D, Inovação e IRICUP da Reitoria da Universidade do Porto A UPIN está sob a tutela do pelouro para a I&D, Inovação e IRICUP da Reitoria da Universidade do Porto Multimédia Câmara do Porto

Região, 7 de Janeiro de 2011 

Por Redacção

Universidade do Porto em programa europeu Kimeraa

A UPIN – Universidade do Porto Inovação – vai desenvolver uma base de dados de organizações que tenham competências e serviços na área das ciências marinhas e dos clusters do mar no Espaço Atlântico (EA).

De acordo com fonte da instituição, estes conteúdos vão alimentar uma ferramenta web que será disseminada por todos os stakeholders, incluindo decisores, empresas, instituições de investigação ou outras entidades no EA.

Esta nova ferramenta web irá ter um motor de busca com informação georeferenciada e funcionalidades adicionais em actividades marítimas específicas, estando disponível na Internet através do website Kimeraa.

O projecto europeu Kimeraa (Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Área) procura construir “mecanismos de transferência de conhecimento entre empresas e organizações científicas no cluster do conhecimento e economia do mar e lançou recentemente uma nova actividade – um catálogo comum de competências e serviços no campo das ciências marinhas e dos clusters do mar”.

O projecto – liderado pela Universidade do Algarve – decorre entre 2010 e 2012 e é co-financiado pelo programa de cooperação territorial INTERREG Espaço Atlântico,  através do FEDER – Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.