Foram plantadas cerca de duas mil novas árvores numa área de 2,5 hectares Foram plantadas cerca de duas mil novas árvores numa área de 2,5 hectares D.R.

Economia, 13 de Janeiro de 2011 

Por Redacção

Primeira plantação de kiwis enquadrada no plano de promoção concelhio

O arranque deste novo projecto foi assinalado, no início da semana, de forma simbólica por Celestino Portela, vereador responsável pela pasta do Desenvolvimento Económico na Câmara de Santa Maria da Feira, e André Rebelo, jovem kiwicultor de 27 anos, de S. João de Ver, licenciado em Informática, com a plantação da primeira árvore do pomar, com cerca de 2,5 hectares.

Durante a iniciativa, Celestino Portela afirmou que “a expansão do sector no concelho é também uma oportunidade para criar empresas agrícolas locais que prestem serviços aos kiwicultores, dentro e fora de Santa Maria da Feira”.

Desde Abril de 2010 que o município de Santa Maria da Feira e a Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK) estão a desenvolver um trabalho de promoção e divulgação do sector no concelho, com o objectivo de criar oportunidades de negócio e novos postos de trabalho, e diminuir a taxa de desemprego e o abandono dos terrenos de cultivo.