O pão de Ul e a regueifa são produzidos por padeiras em forno a lenha, segundo técnicas ancestrais O pão de Ul e a regueifa são produzidos por padeiras em forno a lenha, segundo técnicas ancestrais D.R.

Oliveira de Azeméis, 25 de Janeiro de 2011 

Por Redacção

Pão de Ul é rei no “S. Brás”

O pão de Ul e a regueifa – produtos fabricados de forma tradicional – voltam às ruas da freguesia de Ul, em Oliveira de Azeméis, nos dias 02 e 03 de Fevereiro no âmbito das festas em honra de S. Brás.

No Parque Temático Molinológico, localizado paredes-meias com a igreja matriz onde decorrem os festejos, será possível por essa altura ver ao vivo a confecção e adquirir esses produtos.

O fabrico do pão de Ul no Parque Molinológico é uma excelente oportunidade de se promover o produto e levar até à freguesia mais pessoas”, disse o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

As festividades estão hoje profundamente associadas ao pão de Ul e à regueifa, dois produtos muito apreciados que fazem parte da cultura gastronómica da região”, sublinhou.

É importante que se preserve e se garanta a continuidade destas iguarias, uma imagem de marca de Oliveira de Azeméis e, em particular, da cultura dos habitantes de Ul”, defendeu o autarca.

O pão de Ul e a regueifa da região são produzidos por padeiras em forno a lenha, segundo técnicas ancestrais.