
S. João da Madeira, 21 de Dezembro de 2010
Por Redacção
Programa de desfibrilhação automática externa no “8ª Avenida”
O centro comercial 8ª Avenida, em S. João da Madeira, já tem implementado o Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).
Durante o horário de abertura ao público, haverá sempre pelo menos um operacional devidamente formado e habilitado a actuar em caso de emergência.
“A implementação de mais este meio de socorro em situações de paragem cardíaca vem, por um lado, reforçar a nossa cultura de prevenção de acidentes e de resposta eficiente em situações de emergência e, por outro, o facto de sermos agora um espaço cardio-protegido vem reforçar a confiança de todos os que nos visitam e que elegem o ‘8ª Avenida’ para as suas compras e momentos de lazer“, afirmou o director do centro comercial, Tomás Furtado, citado pela EDV Informação.
Em mais de 95 por cento dos casos, a situação é fatal, pelo que a disponibilização destes equipamentos em espaços públicos permite uma resposta imediata no local onde ocorre a paragem cardíaca inesperada que é fundamental e está comprovadamente ligada a um aumento significativo da sobrevivência das vítimas.
Estima-se que ocorram em Portugal cerca de 20.000 mortes súbitas por ano, o que equivale a aproximadamente 55 mortes súbitas por dia.
Inaugurado pela Sonae Sierra em Setembro de 2007, o “8ª Avenida” – o único centro comercial e de lazer de S. João da Madeira – conta com 133 lojas e 1.700 lugares de estacionamento gratuito.