Porto de Leixões bateu anterior máximo de granéis sólidos movimentados num único mês Porto de Leixões bateu anterior máximo de granéis sólidos movimentados num único mês D.R.

Economia, 21 de Dezembro de 2010 

Por Redacção

Porto de Leixões cresce 42% na mercadoria movimentada em Novembro

O Porto de Leixões registou em Novembro último um aumento de 42 por cento no movimento de mercadorias do que em igual período do ano passado. No total, perto de 1,4 milhões de toneladas de mercadoria passou pela infra-estrutura portuária durante o último mês, contra as 941 mil registadas em Novembro de 2009, de acordo com fonte da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

Grande parte deste crescimento deve-se “ao enorme aumento do volume movimentado de granéis sólidos (essencialmente milho, trigo, cimento e aparas de madeira). Foram mais de 303 mil toneladas movimentadas, que fizeram deste mês de Novembro o melhor mês de sempre do Porto de Leixões nesta categoria de mercadorias”.

Segundo a fonte da APDL, “estes números contribuem para que no valor acumulado do ano, de Janeiro a Novembro de 2010, o Porto de Leixões registe um aumento de três por cento da mercadoria movimentada em relação ao ano de 2009, com um total de 13,3 milhões de toneladas”.