
Economia, 30 de Dezembro de 2010
Por Fernando Pinho/EDVI
Plano de promoção aumenta produção de kiwi em Santa Maria da Feira
O Plano de Promoção de Plantações de Kiwi no Concelho de Santa Maria da Feira, lançado este ano pela autarquia, “é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da cultura do fruto”, afirmou o presidente da Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK), Alberto Rebelo.
Em declarações à EDV Informação, Alberto Rebelo disse que a iniciativa “está a criar oportunidades de negócio, contribuindo para a diminuição da taxa de desemprego e o abandono dos terrenos de cultivo”.
O concelho conta com três dezenas de produtores, que garantem uma produção anual na ordem das 600 toneladas. Com a implementação do plano de promoção, pretende-se aumentar de 20 para 50 hectares a área cultivada com kiwis no município de Santa Maria da Feira.
“Esta região detém boas condições para o cultivo de kiwi e, por isso, entendo que a Câmara Municipal – através do seu vereador doutor Celestino Portela – está de parabéns ao incentivar a comunidade a produzir”, referiu Alberto Rebelo.
Ocupando uma área próxima dos 1.300 hectares, a produção de kiwis em Portugal anda pelas 12 mil toneladas/ano. Desta quantidade média, 35 por cento destina-se ao mercado externo.
Em Portugal existem cerca de 300 produtores.
A Itália é hoje o maior produtor mundial do fruto, seguida pela Nova Zelândia, Chile, França, Grécia, Japão e Estados Unidos da América.